terça-feira, 1 de setembro de 2009

Moussaka

Já fazia um tempo q estava c vontade de fazer em casa, então como sempre, pesquiso algumas receitas, escolho uma e adapto. E a minha receita ficou assim:



Ingredientes
4 batatas medias (cortada em rodelas finas)
½ quilo carne moída de primeira
mollho de tomate
2 cenoras
1 colher (de café) de canela em pó
1 colher( de café) de pimenta do reino
2 cebolas médias picadas
5 dentes de alho
5 berinjelas médias (cortadas em rodelas finas)
2 folha de louro
azeite extra-virgem
300g de creme de leite light
queijo parmessão ralado
salsinha
mussarela fatiada

Preparo
No liquidificador, bater 3 conchas de mollho de tomate, cenouras, cebolas e 4 dentes de alho, canela e pimenta. Numa panela coloque o azeite (quantidade suficiente p fritar a carne) e um dente de alho fatiado e a carne moida p fritar. Estando frita, adicionar essa mistura q vc bateu no liquidificador, juntamente com as folhas de louro e salsinha, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 5 min.... ai esta pronto um molho de carne.

Então é só montar da seguinte forma, intercalando muma travessa: primeira camada de batatas fatiadas, outra camada molho de carne, camada de berinjelas fatiadas, mussarela c creme de leite, batata novamente, mollho de carne, mais uma camada de berinjelas, creme de leite , mussarela e queijo ralado p gratinar. Levar ao forno médio p aproximadamente 30 minutos e servir

3 comentários:

  1. A receita está uma maravilha. Lembrou-me uma viagem que fiz a Grecia aonde comi pela primeira vez este prato,num restaurante em Atenas, e eu adorei. Nesta época ainda comia carne, e isto faz, pelo menos, 25 anos que aconteceu. Agora me destes a idéia de faze-la com soja!
    beijo querida e sucesso com as receitas!

    ResponderExcluir
  2. Querida,
    Quero te falar que hoje fiz para mim e uma amiga a Moussaka no almoco. Divina! Fiz de pts (proteína texturizada de soja), queijo branco e acrescentei um tempero grego que eu tinha trazido da Alemanha no ano passado.
    Pretendo postar qualquer hora destas e entao anexo o teu endereco e faco mencao do teu post, 0k? beijo. Obrigada pela idéia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de adorar beringela ainda não fiz moussaka. O problema é que se fizer terá que ser feito outro comer porque os homens não vão comer moussaka de certezinha :)

    ResponderExcluir